O QUE FAZ VOCE FELIZ?

10 de Junho de 2013

Categoria: Neuromarketing,Shopper Marketing,Trade Marketing

A maioria de nós já ouviu na TV o conhecido comercial do Pão de Açúcar que pergunta: “O que faz voce feliz?” O comercial traz uma pergunta muito pertinente. E do ponto de vista do shopper marketing podemos nos desafiar a criar respostas para outra questão: Como oferecer uma experiência de compra mais feliz ao shopper? Como decifrar o que realmente se passa na mente das pessoas? Ao ancorar uma marca a felicidade, podemos desenvolver estratégias de branding que impactam os consumidores em muitos níveis. Para tanto, é hora de procurarmos conhecer mais profundamente os gatilhos inconscientes e emocionais que são responsáveis pelo comportamento das pessoas, e como isso se reflete nas decisões de compra.  Nossa proposta aqui é abrirmos as perspectivas para disciplinas que vão além do marketing, como: filosofia, linguística, neurociência, antropologia, sociologia, biologia, e por que não espiritualidade? O objetivo é encontrar espaço na mente dos shoppers onde exista uma conexão emocional, uma lembrança marcante, uma experiência da infância em que isso possa fazer toda a diferença.

A série de artigos que iremos apresentar em seguida representa uma provocação, uma tentativa de inspirar os profissionais de marketing, vendas e trade marketing a abertura destas perspectivas no mundo corporativo. Como a gente se conecta com o shopper, sem simplesmente chamar a atenção de forma intrusiva? Como simplificar a comunicação através do storytelling? Colocando o processo de decisão do shopper dentro de um contexto que faz sentido para ele, almejamos focar em construir uma conexão emocional com o consumidor, indo além do conceito simplório de fidelidade que busca por meio do estímulo econômico criar a repetição de compra que constitui uma ilusão de lealdade.

Reunimos despretensiosamente conhecimentos em diversos setores que, sinceramente, não são nossa especialidade como consultores das marcas de bens de consumo. São coleções de ideias que, de alguma forma, compuseram uma resposta entre as várias possíveis, para o desafio que nos colocamos diariamente nesse negócio: como fazer melhor hoje do que fizemos ontem. Aproveite a leitura e sinta-se a vontade para contribuir com seus pensamentos.

Foto Luiz Sedeh 2012

M&M dispenser wall

Rafael D’Andrea

Com apoio de Erika Amigo e Florence Desbornes