londres

O encanto das vitrines no futuro do shopper marketing direcionado

O comércio, desde os antigos bazares persas, sempre se beneficiou da vontade naturalmente humana de ter algo que nos atraia. Se os olhos são a janela da alma, as vitrines são a expressão máxima dessa faceta do desejo humano que é a curiosidade. Com origem incerta, as vitrines vêm atraindo olhares e parando pessoas nas…

bcvbcvb

Entropia em Trade Marketing

“Trade marketing irá crescer muito no Brasil e depois, desaparecer, pelo menos da forma como existe hoje.” A área de trade marketing foi o grande “hit” dos anos 1990 no mundo do marketing de bens de consumo. Ela cresceu em importância ao concentrar as responsabilidades de gestão de canais, que estavam esquecidas em Vendas, e…

bcvvcbvc

A aplicação da neurociência em marketing*

O objetivo da neurociência é entender a mente – como percebemos, nos movemos, pensamos e lembramos. Seu estudo descreve tanto a realização física do processo de informação que ocorre no sistema nervoso, como sua capacidade de alterar o funcionamento do sistema motor e perceptivo conforme as mudanças no ambiente. De maneira resumida, o objetivo dos…

Marketing de Experiência e Neuromarketing

Primeiro mapeie o terreno, depois defina a estratégia. Você já parou para pensar “onde” a experiência acontece? Quando as luzes se acendem no cinema ao final de uma sessão, escutamos diferentes comentários sobre o filme que acabamos de assistir. Sem grande esforço é possível perceber que embora tenham visto a mesma obra, cada um viu…

vcbvcbvc

Neuromarketing e a influência no comportamento de compra

Boa parte da eficiência do nosso cérebro está no fato de que ele é capaz de cortar caminho pela realidade e usar padrões aprendidos, emoções e instintos antigos para montar um contexto com o qual podemos tomar as decisões diárias em nossas vidas. O chamado neuromarketing trabalha com esses elementos e como eles interagem na…

Logo Expo

A opinião de um “insider” sobre a Shopper Marketing Expo 2011

Mesmo já tendo lançado dois livros sobre shopper e trade marketing eu ainda surpreendo-me com a Shopper Marketing Expo de Chicago, nos EUA. Há cinco anos venho acompanhando esta feira e congresso internacional que é a única a reunir os maiores produtores de insights sobre shoppers do mundo, as consultorias e institutos de pesquisa em…

geladeira

O shopper marketing aplicado*

 “Shopper Marketing é o emprego de qualquer estímulo de marketing e merchandising baseado em um profundo entendimento do comportamento do shopper e sua segmentação, desenvolvido para satisfazer suas necessidades e melhorar a experiência de compra, criando valor para as marcas e os negócios de fabricantes e varejistas”. O que isto quer dizer na prática? Afinal,…

Shopper Marketing direcionado, uma alternativa efetiva

Há pouco descobri que o Brasil não era o único país onde os cupons de descontos nunca haviam “decolado” como tática de marketing. China e Índia tampouco tem essa ferramenta promocional bem desenvolvida, para surpresa dos professores de marketing norte-americanos. Nos Estados Unidos esses papéis, que dão direito a descontos quando recortados de revistas, valem…

Qual o potencial de sucesso do pequeno varejo brasileiro nos dias atuais?*

O pequeno varejo, caracterizado como amplo e pulverizado, é detentor de significativa importância para a indústria, pois, além de representar uma chance de aumentar as margens nas negociações com as grandes redes varejistas, é um caminho para alcançar o consumidor de baixa renda (já que um dos diferenciais do pequeno varejo em relação ao hiper…